Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos elogiam Governo de União na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – Os Estados Unidos saudaram o anúncio pelo Conselho Presidencial da composição do Governo de União Nacional dirigido por Fayez al-Sarraj, assegurando que ele constitui uma importante etapa rumo à paz e estabilidade da Líbia.

Num comunicado de imprensa publicado quarta-feira, pela imprensa líbia, o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, John Kirby, apelou a todos os líbios a continuarem a progredir, implementando o acordo político assinado sob os auspícios da Organização das Nações Unidas, no mês passado.

Kirby sublinhou que a comunidade internacional está pronta para trabalhar com o novo Governo, com vista a enfrentar os desafios humanitários, económicos e de segurança que assolam a Líbia, ressaltando que o seu país continuará a apoiar a implementação do acordo político líbio.

"Os Estados Unidos comprometeram-se a fornecer apoio ao Governo de Unidade Nacional nas áreas política, técnica, económica e de segurança, e na luta contra o terrorismo", sublinhou.

O Conselho Presidencial revelou, terça-feira, os nomes de 32 ministros que integram o Governo de União Nacional líbio. Formado segundo uma repartição por cota entre as três regiões tradicionais da Líbia: Tripolitana (Oeste), Cirenaica (Leste) e Fezzan (Sul), o Governo foi anunciado no termo do prazo de 48 horas fixado pelo Conselho Presidencial e ser aprovado num prazo de 10 dias pelo Parlamento.

O representante especial do Secretário-Geral da ONU e chefe da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL), Martin Kobler, congratulou-se com a formação do Governo de União Nacional, que considera uma etapa importante na busca de soluções às divisões políticas e ao conflito armado, instando a Câmara dos Representantes (Parlamento) a convocar rapidamente uma plenária e aprovar o novo Governo.

Pilar central do acordo político líbio, este Governo representa uma grande esperança em que os líbios e a comunidade internacional apostam para tirar a Líbia da dupla crise política e de segurança que assolam o país há anos.

-0- PANA BY/TBM/CJB/TON 20jan2016