Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos elogiam Cabo Verde por combate ao narcotráfico

Praia- Cabo Verde (PANA) -- A Comissão de Negócios Estrangeiros do Senado dos Estados Unidos da América considerou que Cabo Verde está entre os países africanos que mais se engajaram no combate ao narcotráfico, soube a PANA de fonte oficial quinta-feira na Praia.
Durante um debate sobre esta problemática no Senado norte-americano, diversos intervenientes elogiaram tanto os meios postos em acção para combater o tráfico de drogas como, acima de tudo, a "vontade política" das autoridades de Cabo Verde em fazer face ao flagelo.
O sub-secretário de Estado americano para África, Johnnie Carson, descreveu Cabo Verde como tendo um "vasto potencial" para se tornar num "parceiro transatlântico em actividades regionais de interdição, numa plataforma para colheita de informação e como mediador de diálogo com a Guiné-Bissau", tido como um dos principais pontos do narcotráfico na África Ocidental.
Johnnie Carson elogiou ainda Cabo Verde pela sua "democracia estável" e pelo "sucesso" na redução do tráfico de drogas provenientes da América Latina.
Salientou também a necessidade "aumentar os nossos conhecimentos e capacidade de seguir o contrabando transatlântico e desenvolver uma capacidade regional através de parceiros de confiança como Cabo Verde e o seu Governo”.
Para o responsável norte-americano, este poderá ser “um dos esforços mais produtivos e de menor custo de um plano integrado de combate ao tráfico de drogas".