Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos efetuam 48 ataques aéreos contra Daech em Sirtes

Tripoli, Líbia (PANA) – Os Estados Unidos levaram a cabo 48 ataques aéreos contra as posições do Daech (Estado Islâmico) na cidade costeira líbia de Sirtes desde o início deste mês de agosto, permitindo assim às tropas pró-governamentais realizar novos avanços no terreno, apesar das pesadas baixas registadas.


Segundo um comunicado do Comando das Forças Americanas em África (AFRICOM) retomado quarta-feira pela imprensa líbia, as tropas pró-governamentais registaram nove mortos e 97 feridos só na terça-feira.

Os últimos ataques aéreos remontam à segunda-feira, destruindo um veículo e quatro posições pertencentes ao Daech no centro da cidade de Sirtes, último bastião do Daech na Líbia.

Todos os ataques foram levados a cabo em coordenação com o Conselho Presidencial do Governo líbio de reconciliação nacional, precisa o comunicado.

A administração americana anunciou o início da operação militar « Foudre Odessa », a 1 de agosto corrente, a pedido oficial do Governo líbio para o ajudar na guerra contra o Daech.

Além disso, o Hospital Central de Misrata confirmou ter recebido nove mortos e 97 feridos das tropas da operação militar nos confrontos de terça-feira contra o Daech em Sirtes.

As forças da operação militar tomaram o controlo do bairro nº 2 na cidade de Sirtes, depois de ter defrontado atiradores do Daech refugiados nos edifícios do bairro.

-0- PANA BY/JSG/MAR/IZ 17agosto2016