Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos e UA assinam memorando de cooperação

Washington DC, Estados Unidos (PANA) - O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, e o presidente da Comissão da União Africana (CUA), Moussa Faki Mahamat, anunciaram no fim de semana  um compromisso conjunto para elevar e expandir uma parceria de saúde pública, pela assinatura de um memorando de cooperação entre as duas partes.

Uma declaração do Departamento de Estado americano diz que a cerimónia de assinatura destacou a força da cooperação passada entre o Governo americano e o Centro Africano de Controlo e Prevenção de Doenças (África CDC) e reenergizou o relacionamento para o futuro.

“O memorando consolida uma parceria que reforça e estabelece institutos nacionais de saúde pública, melhora a pesquisa em saúde pública em África, desenvolve a força de trabalho de saúde pública, permite o envolvimento do setor privado e cria capacidade para fabricar vacinas e medicamentos e outros produtos de segurança para a saúde”, indiciou o comunicado.

Todos estes domínios são essenciais para a resposta global ao coronavírus.

“Eles apoiam o apelo da União Africana para uma nova ordem de saúde pública para  África e a segurança global da saúde além da pandemia de covid-19”.

O CDC África foi líder global e regional durante a pandemia da covid-19.

A declaração observa que a parceria entre os Estados Unidos e o CDC Africa cresceu significativamente desde o desenvolvimento inicial da organização em 2015 e a expansão dessa importante relação reflete seu objetivo compartilhado de reforçar os sistemas de saúde em África.

Entretanto, Blinken e Faki reuniram-se e as suas discussões centraram-se no valor de uma forte parceria entre os Estados Unidos e a CUA para enfrentar desafios comuns como a pandemia de COVID-19 e a segurança sanitária, a crise climática e a necessidade de uma transição energética justa.

As suas discussões abrangeram também o imperativo de promover o crescimento económico global inclusivo e democracias resilientes, diz um comunicado dos Estados Unidos, acrescentando que o Blinken reafirmou o apoio dos Estados Unidos aos esforços da UA para promover a paz e a boa governação em África.

-0- PANA MA/BAI/JSG/SOC/MAR/IZ 13março2022