Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos e Quénia associam-se para melhorar vida de crianças

Nairobi, Quénia (PANA) - A Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID) lançou segunda-feira o projeto Wezesha para os órfãos e as crianças vulneráveis, nos termos duma parceria entre os Estados Unidos e o Governo do Quénia, para melhorar a vida dos petizes quenianos.

O projeto Wezesha é um programa conjunto da USAID com a organização queniana Lifeskills Promoters e os seus parceiros, o Centro Comunitário St Johns e Christian Partnership sobre a Sida no Quénia, organizações que coordenam os cuidados de 20 mil órfãos e crianças vulneráveis nas localidades quenianas de Homa Bay, Kisii e Migori.

O programa Wezesha favorecerá sistemas sustentáveis que ajudam as coletividades locais a responder às necessidades dos órfãos e das crianças vulneráveis.

O projeto reforça as organizações locais a fim de que elas estejam em condições de realizar avaliações das necessidades, efetuar metadados e prestar serviços diretos para os órfãos e as crianças vulneráveis, bem como as famílias com quem eles vivem.

"A USAID apoia os programas quenianos e estabelece parcerias com as organizações e as comunidades para reforçar a sua capacidade a tratar as questões difíceis locais", declarou o chefe de equipa adjunto do Escritório da População e Saúde da USAID para o HIV no Quénia.

O responsável descreveu este projeto como "importante" por, segundo ele, marcar a primeira vez que a USAID no Quénia alarga os seus esforços de parceria para apoiar os órfãos e as crianças vulneráveis.

O projeto Wezesha é financiado pelo Plano de Emergência do Presidente norte-americano contra a Sida (PEDFAR).

-0- PANA DJ/SEG/AKA/BEH/IBA/FK/IZ 07abril2014