Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos e França condenam ataques terroristas na Tunísia

Túnis, Tunísia (PANA) – Os Estados Unidos e França condenaram com veemência os ataques “terroristas cobardes” que visaram segunda-feira última a cidade tunisina de Ben Guardane, próxima da fronteira com a Líbia.

O porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, John Kerby, afirmou segunda-feira última, durante a sua conferência de imprensa diária, que os Estados Unidos partilham com a Tunísia a sua preocupação em relação à extensão do extremismo e à ameaça que ele representa doravante para a estabilidade e a prosperidade do país.

« Os Estados Unidos condenam vigorosamente os ataques terroristas sangrentos que visaram a cidade de Ben Guardane, apresentam as suas sentidas condolências às famílias das vítimas e desejam rápida recuperação aos feridos », disse Kerby.

Por seu lado, o Presidente francês, François Hollande, exprimiu segunda-feira última a sua solidariedade com a Tunísia após os ataques perpetrados por grupos terroristas contra várias instalações do Exército e da Polícia na cidade de Ben Guardane.

« França está ao lado da Tunísia, que foi de novo visada porque ela simboliza a democracia. França está mais do que no passado determinada a continuar e a reforçar a cooperação com a Tunísia na sua guerra contra o terrorismo », garante Hollande num comunicado publicado no mesmo dia.

Num outro comunicado, o ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Jean-Marc Ayrault, condenou estes ataques, considerando que eles confirmam a necessidade de « encontrar uma solução política rápida na Líbia ».

« Nós reafirmamos a nossa solidariedade ao povo tunisino e às autoridades na Tunísia onde a transição para a democracia foi exemplar », acrescentou o chefe da diplomacia francesa, afirmando « isto é a verdadeira razão que faz da Tunísia um objetivo dos terroristas ».

-0- PANA AD/IN/JSG/FK/TON 8março2016