Cairo, Egito (PANA) - Os Estados Unidos e o Egito assinaram quinta-feira um novo Memorando de Entendimento para continuar a proteger os bens culturais do Egito por mais cinco anos.
Este documento foi assinado, no Cairo, pelo embaixador dos Estados Unidos no Egito, Jonathan R. Cohen, e pelo secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, Mostafa Waziri, segundo uma nota do Departamento de Estado americano.
O novo memorando substitui um acordo assinado, em 2016, e reforça a proteção para integrar categorias adicionais de objetos culturais do Egito.
O comunicado exprime o engajamento dos Estados Unidos como parceiro de preservar, restaurar e proteger o patrimônio cultural do Egito.
Ele observou que o novo instrumento facilitará a continuação da cooperação direta em relação à aplicação da lei e aos esforços para identificar, proibir e devolver o património cultural egípcio traficado.
"Este acordo reforça a proteção do rico património cultural do Egito, bem como o nosso compromisso comum de pôr fim ao tráfico de vestígios arqueológicos e objetos culturais do Egito", acrescentou o comunicado.
-0- PANA MA/NFB/JSG/SOC/MAR/IZ 01dez2021