Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos e Burundi reforçam cooperação militar

Bujumbura, Burundi (PANA) – Os Governos burundês e norte-americano vão intensificar a sua cooperação militar com a inovação do estatuto particular das forças norte-americanas no Burundi.

Um acordo sobre o estatuto das forças norte-americanas foi assinado, sexta-feira última, entre o ministro burundês das Relações Exteriores e Cooperação Internacional, Laurent Kavakure, e a embaixadora dos Estados Unidos no Burundi, Dawn Liberi, anuncia um comunicado de imprensa da representação diplomática norte-americana em Bujumbura.

O acordo vai permitir aos Estados Unidos continuar a oferecer formação e material à Força de Defesa Nacional para melhorar as suas capacidades a promover a paz e a segurança no mundo, indica a mesma fonte.

Desde 2010, o apoio norte-americano à participação do Burundi nas missões regionais de manutenção da paz eleva-se a cerca de 200 milhões de dólares americanos, precisou o Governo americano.

A assistência abrange a formação especializada das forças burundesas em engenharia de combate, comunicações, socorro dos feridos de guerra, manutenção de veículos, logística e informações militares.

-0- PANA FB/AAS/CJB/TON 27jan2014