Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos e Botswana opostos sobre estatuto de Jerusalém

Gaberone, Botswana (PANA) – O Botswana condenou a « decisão regressiva” dos Estados Unidos de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel.

Num comunicado emitido quinta-feira, o Governo tswanês considera que esta decisão americana é contrária ao forte consenso internacional de que o estatuto de Jerusalém deve ser determinado por um processo de negociação entre o Estado de Israel e o Estado da Palestina.

Israel e a Palestina reivindicam Jerusalém como a sua capital.

O comunicado do Botswana sublinha que o estatuto de Jerusalém é essencial para uma resolução negociada do conflito israelo-palestino de longa data.

"Esta posição dos Estados Unidos vai não somente comprometer os esforços internacionais para uma resolução negociada do conflito, mas põe igualmente em causa o papel dos Estados Unidos como facilitador neutro do processo de paz".

O Botswana instou os Estados Unidos a reconsiderar a sua decisão no interesse da preservação da integridade do processo de paz e dos esforços envidados até ao presente.

A nota do Ministério tswanês dos Negócios Estrangeiros acrescenta que este apelo está a favor da promoção da paz e da segurança internacionais.

O Botswana lembrou aos Estados Unidos que a comunidade internacional sempre se absteve de fazer declarações a favor duma parte ou da outra.

-0- PANA DRW/VAO/FJG/BEH/FK/IZ 08dez017