Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos e Angola discutem parceria estratérgica

Lagos- Nigéria (PANA) -- Os Estados Unidos e Angola iniciaram, segunda-feira, reuniões no quadro dum novo Diálogo para uma Parceria Estratégica (SPD) no Departamento de Estado, em Washington, indica um comunicado transmitido à PANA em Lagos.
Segundo a nota, estas reuniões seguiram-se à decisão tomada durante a visita da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, de 9 a 10 de Agosto de 2009 a Angola, de criar conjuntamente um novo mecanismo de cooperação bilateral entre os Estados Unidos e Angola.
O Diálogo para uma Parceria Estratégica consistirá em reuniões regulares bilaterais de grupos de trabalho para discutir as questões de interesse comum.
Os dois grupos de trabalho que se reuniram segunda-feira foram os primeiros a fazê-lo no quadro do Diálogo para uma Parceria Estratégica.
O primeiro grupo, o da Cooperação para a Segurança, foi presidido pelo sub-secretário adjunto norte-americano para os Assuntos Africanos, Donald Yamamoto, e pela embaixadora de Angola nos Estados Unidos, Josefina Pitra Diakite.
Questões de interesse comum, como as estratégias de luta contra os estupefacientes e o tráfico de seres humanos, foram abordadas durante esta primeira reunião do grupo de trabalho sobre a cooperação em matéria de segurança.
O segundo grupo de trabalho reflectiu sobre a cooperação no sector da energia e foi presidido pelo coordenador do Departamento de Estado norte-americano para os Programas Internacionais da Energia, David Goldwyn, e pelo vice-ministro angolano da Energia, João Baptista Borges.
Esta reunião foi uma oportunidade de diálogo com representantes do sector privado, de discussão sobre as prioridades do sector angolano da energia renovável e duma mesa redonda sobre as melhores práticas para integrar a cartografia dos recursos eólicos, da energia solar, da biomassa e da energia hidroeléctrica numa estratégia de exploração das energias renováveis.