Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos doam $ 100 mil para mitigarem danos de chuvas em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) - Os Estados Unidos acabam de doar 100 mil dólares a Cabo Verde para mitigarem os efeitos dos estragos provocados por fortes chuvas que atingiram o país em  setembro último, apurou a PANA na cidade da Praia, de fonte segura.

De acordo com uma nota de imprensa, o pedido de apoio partiu da embaixada dos Estados Unidos na cidade da Praia.

O embaixador Jeff Daigle mobilizou o Governo norte-americano para ajudar Cabo Verde a fazer face aos estragos provocados pelas enxurradas, sobretudo na cidade da Praia, o maior centro urbano e populacional do arquipélago, segundo a fonte.

O diplomata, lê-se no documento, considerou a situação como sendo de emergência devido a estas intempéries de setembro último que provocaram grandes estragos e deixaram um cenário de destruição, particularmente em algumas ilhas, mas com maior incidência na cidade da Praia.

A nota lembrou também que mais de 100 casas foram “severamente danificadas pelas fortes chuvas” ocorridas de 11 a 14 de setembro.

O fenómeno resulta da evolução do sistema tropical na região oeste-africana, pelo que famílias foram realojadas em espaços públicos, nomeadamente no Estádio Nacional e em escolas públicas, segundo a mesma fonte.

“O total dos beneficiários do projeto, que será implementado pela representação diplomática em Cabo Verde do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), é de 107 famílias nas cidades da Praia e na ilha de São Vicente, das quais 300 crianças, indica o comunicado.

De acordo com a nota, neste contexto de catástrofe natural no país, já afetado pela pandemia da covid-19, o principal objetivo  é ajudar crianças deslocadas e suas famílias a permanecerem num ambiente de “bem-estar, limpo, seguro e salubre”.

Também é meta ajudá-las a continuarem a ter acesso à saúde, à educação e a outros serviços sociais básicos.

Com este financiamento, avançou a fonte, o UNICEF-Cabo Verde vai poder prestar apoio psicossocial e material às famílias, incluindo as realojadas no Estádio Nacional da Praia, na ilha de Santiago e na Escola do Monte Sossego, na ilha de São Vicente.

Este apoio financeiro foi dissponibilizado através da Agência Internacional dos Estados Unidos para o Desenvolvimento (USAID, sigla em inglês) a Cabo Verde, através do UNICEF, enquanto parceiro de implementação e responsável pela gestão do projeto e de fundos, juntamente com o Governo cabo-verdiano.

-0- PANA CS/DD 13nov2020