Estados Unidos disponíveis para apoiar alargamento a África de CS da ONU
Praia, Cabo Verde (PANA) - O Governo norte-americano está disponível para apoiar uma reforma do Conselho de Segurança (CS) das Nações Unidas, incluindo o seu alargamento a África, anunciou domingo a embaixadora dos Estados Unidos nas Nações Unidas, Linda Thomas-Greenfield.
Atualmente, o CS tem como membros permanentes os Estados Unidos, França, Reino Unido e República Popular da China e Rússia, referiu domingo na cidade da Praia.
Durante uma conferência de imprensa na Praia, no final de uma visita a Cabo Verde, depois de ter estado no Uganda e Gana, a diplomata norte-americana revelou ter-se reunido com responsáveis de vários países sobre “as diferentes configurações do que eles estão a propor, em termos de novos membros permanentes.
Disse esperar continuar essas discussões "com a ideia de que chegaremos a uma decisão sobre a realização de algumas reformas."
Afirmou também que os Estados Unidos saúdam muito “uma reforma recente na Assembleia Geral que exige que qualquer país que use o seu poder de veto seja convocado perante a Assembleia Geral para explicar por que achou necessário vetar uma resolução do Conselho de Segurança”, uma vez que, segundo ela, “achamos que os países devem estar preparados para se defender se usarem o poder de veto."
O CS da Organização das Nações Unidas (ONU) é composto atualmente composto por cinco membros permanentes, Estados Unidos, França, Reino Unido, República Popular da China e Rússia.
Também integra 10 não permanentes, eleitos para mandatos de dois anos pela Assembleia Geral, nomeadamente Cabo Verde, Gana e Uganda.
Contudo, África é o único continente sem país membro permanente do CS da ONU.
-0- PANA CS/DD 08agosto2022