Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos disponibilizam $ 1,6 milhão para combater fome em Abidjan

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) - O Governo norte-americano doou um milhão e 600 mil dólares à Côte d'Ivoire para lutar contra a fome em Abidjan, a capital económica ivoiriense, anunciou sexta-feira um comunicado da Embaixada dos Estados Unidos neste país da África Ocidental.

Segundo o comunicado, o financiamento foi efetuado através da Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID) em colaboração com o Programa Alimentar Mundial (PAM).

Este gesto humanitário é o primeiro na África Ocidental a utilizar a tecnologia da telefonia móvel para ajudar as pessoas afetadas pela crise pós-eleitoral registada de novembro de 2010 a maio de 2011.

Mais de 10 mil lares oriundos das comunas de Abobo e de Yopougon, as mais assoladas pela crise, receberam cartões SIM que, quando ativados, autorizam o acesso a dinheiro para comprar alimentos.

O projeto-piloto de uma duração de dois meses vai fornecer um equivalente de 75 dólares mensais de ajuda a famílias em Abidjan, onde alimentos, apesar de disponíveis, estão muitas vezes caros e fora de alcance dos habitantes mais desfavorecidos.

"Este projeto é um excelente exemplo do uso da tecnologia para fins humanitários permitindo assim às populações mais desfavorecidas acederem a alimentos. O uso da tecnologia de telephonia móvel tem como vantagem permitir a esta ajuda chegar diretamente aos mais carentes", disse o embaixador dos Estados Unidos na Côte d'Ivoire, Phillip Carter III citado no comunicado.

-0- PANA BAL/TBM/SOC/CJB 15out2011