Estados Unidos determinados a apoiar esforços de paz no leste da RDC
Davos, Suíça (PANA) - Os Estados Unidos estão determinados a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para apoiarem os esforços que estão a ser feitos, nomeadamente por Angola e pelo Quénia, a fim de contribuírem para a resolução pacífica de problemas e evitarem conflitos no leste da República Democrática do Congo (RDC), soube a PANA de fonte oficial.
A informação foi dada terça-feira em Davos (Suíça) pelo secretário de Estado americano, Antony Blinken, durante uma reunião com o Presidente do Rwanda, Paul Kagame, à margem do Fórum Económico Mundial.
O encontro teve como foco a busca de meios para se avançar nos esforços envidados para se aliviar tensões no leste congolês.
Num declaração, o porta-voz do Departamento de Estado Americano, Matthew Miller, disse que Blinken reiterou "a necessidade de todas as partes interessadas tomarem medidas concretas para resolverem a situação."
“Apreciamos muito o trabalho realizado, especialmente nos últimos dois meses, e a dinámica na busca de uma solução positiva e pacífica”, disse.
Por sua vez, Paul Kagame disse apreciar os esforços dos Estados Unidos para prestarem atenção e apoiarem a resolução dos problemas naquela região do leste da RDC.
“Portanto, aguardo com expetativa pela nossa discussão para ver como podemos tomar mais medidas e continuarmos os nossos esforços para acabarmos com o conflito”, indicou o chefe do Estado rwandês.
Porém, a tensão está a aumentar entre o Rwanda e a RDC devido a atividades rebeldes ao longo da fronteira comum.
O segundo acusa o primeiro de apoiar os rebeldes do M23, mas este rejeita sempre a acusação.
-0- PANA MA/BAI/JSG/MAR/DD 17janeiro2024