Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos desaconselham seus cidadãos de visitarem Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – Os Estados Unidos renovaram a sua advertência aos cidadãos americanos de não visitarem à Líbia, exortando os que lá residem a deixarem o país imediatamente, devido à imprevisibilidade da situação de segurança.

O Departamento de Estado americano assinalou, numa advertência no seu síte oficial, as suas capacidades « muito limitadas » para ajudar os cidadãos americanos na Líbia.

Acrescentou que as autoridades governamentais na Líbia perderam o controlo em grande parte do país, o que, aseu ver, torna difícil qualquer operação de intervenção rápida em caso de emergência.

A Embaixada dos Estados Unidos anunciou a suspensão das suas operações na Líbia a 26 de julho de 2014, depois da escalada da violência e das hostilidades de que foi palco a cidade capital líbia, Tripoli,.

Em Benghazi, no nordeste do país, ocorreu um ataque contra uma antena da Agência de Inteligência Americana (CIA, sigla em inglês) dos Estados Unidos, em 2012, onde funcionava o Consulado americano, resultando na morte do então o embaixador americano Christopher Stevens e de três outros Americanos..

Até ao momento, as repercussões destes incidentes continuam a dominar ainda a política interna nos Estados Unidos.

-0-PANA BY/BEH/SOC/MAR/DD 11junho2016