Cotonou, Benin (PANA) - A Embaixada dos Estados Unidos no Benin deplora a diminuição da participação de Beninenses nas eleições gerais de domingo passado, indica uma declaração publicada após o escrutínio.
Segundo a nota a que a PANA teve acesso esta quinta-feira, os Estados Unidos estão preocupados com a competitividade eleitoral e a diminuição da participação nas eleições no Benin.
Encorajam o recém-eleito Presidente a organizar consultas com todos os atores políticos, incluindo os candidatos que não foram qualificados para competir e os cidadãos que optaram por não votar, a fim de garantir de que as eleições futuras sejam competitivas e inclusivas.
Os Estados Unidos dizem-se dececionados com o facto de saber que alguns centros de voto não abriram, em algumas zonas, e declaram acompanhar de perto as alegações de detenção por motivação política.
Apelam às autoridades governamentais para respeitar as liberdades fundamentais, incluindo a liberdade de expressão e de reunir-se pacificamente, garantir procedimentos regulares e aplicar as leis do Benin equitativamente e com transparência.
Os cidadãos beninenses foram domingo último às urnas para eleger o seu Presidente.
De acordo com os resultados provisórios proclamados, terça-feira à noite, pela Comissão Eleitoral Nacional Autónoma (CENA), o dueto Patrice Talon-Mariama Talata” foi eleito logo na primeira volta com 86,37 por cento dos votos.
-0- PANA IT/IS/FK/IZ 15abril2021