Estados Unidos defendem maior transparência na Líbia
Tripoli, Líbia (PANA) – Concertações realizadas em Washington, numa data não precisada, entre responsáveis líbios e norte-americanos sobre a tomada de medidas determinadas para uma maior transparência nas instituições económicas líbias foram descritas como “um progresso importante”.
Segundo um comunicado oficial publicado pelo jornal líbio online “Al-Wassat”, responsáveis norte-americanos e líbios reuniram-se, em Washington, para discutir sobre medidas para emprestar uma maior transparência no funcionamento das instituições líbias nos domínios económico e energético e para apoiar um poder unificado para as instituições de soberania e garantir um financiamento estável para o setor da energia, na Líbia.
Os participantes reafirmaram a necessidade de todas as instituições de soberania, incluindo a Empresa Nacional Líbia de Petróelo (NOC) e o Banco Central da Líbia, serem unificadas, longe da politização, e dotados de competências técnicas ao serviço de todos os Líbios.
Também defenderam a necessidade de proceder à manutenção do setor da energia, ao seu desenvolvimento e à cooperação com as instituições internacionais para reforçar a transparência e a eficácia.
Os Estados Unidos propõem-se participar, em colaboração com as partes líbias interessadas nos setores da economia e da energia, reforçar o progresso registado nos próximos meses, indica o comunicado.
Participaram no encontro colaboradores do Departamento de Estado norte-americano e do Tesouro, delegados dos Ministérios líbios do Planeamento e das Finanças, do governador do Banco Central Líbio e do presidente do Conselho de Administração da NOC, bem como da embaixadora da Líbia, nos Estados Unidos, e representantes do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (BM).
-0- PANA MA/IN/TBM/FK/IZ 18out2019