Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos contra intervenção policial em seu centro de saúde no Uganda

Washington, Estados Unidos (PANA) – Os Estados Unidos manifestaram a sua "grande preocupação" por uma intervenção efetuada pela polícia contra um centro de saúde e pesquisa médica que eles financiam no Uganda, indica um comunicado do Departamento de Estado a que a PANA teve acesso sábado.

Segundo o comunicado, o Projeto Walter Reed da Universidade de Makerere (MUWRP) foi objeto de perquisição pelas autoridades ugandesas a 03 de abril e um dos empregados desta estrutura foi também detido por supostamente efetuar "pesquisas contrárias à ética" e "recrutar homossexuais".

Este empregado foi finalmente liberto, todavia, "este incidente reforça as nossas preocupações no tocante ao respeito pela sociedade civil e pelo Estado de direito no Uganda, bem à segurança das LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais)", indica o texto.

Os Estados Unidos declararam que o MUWRP tinha como missão melhorar a saúde pública e salvar vidas.

"O Governo ugandês é responsável pela proteção de todos os seus cidadãos e as agressões e a intimidação de trabalhadores de saúde são inaceitáveis. A segurança dos trabalhadores da Saúde deve ser respeitada", lê-se na nota.

"Suspendemos temporiaramente as atividades do MUWRP para garantir a segurança do pessoal e dos beneficiários e a integridade do programa", indica o comunicado enviado sábado à PANA em Washington DC.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/CJB/DD 05abr2014