Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos consideram credíveis e inclusivas eleições na Côte d´Ivoire

Abidjan, Côte d´Ivoire (PANA) - O escrutínio presidencial ivoiriense de domingo foi considerado "pacífico, transparente, credível e inclusivo" pelos Estados Unidos com base em relatórios da sua missão de observação.

Os Estados Unidos, que se felicitam pela boa organização das eleições presidenciais, disse esperar que "os resultados da primeira volta que serão anunciados sejam aceites por todos os que contestavam o escrutínio".

"Este é um grande êxito para povo ivoiriense. Felicitamos os candidatos por terem levado a cabo uma campanha forte e digna. Eles demostraram que, numa democracia, campos opostos podem exprimir diferentes opiniões políticas sem ter recurso a discursos de ódio ou a apelos à violência e à destruição", congratulam-se os Estados Unidos.

A Embaixada dos Estados Unidos da América na Côte d´Ivoire desdobrou 70 membros do seu pesspal em todo o país para uma missão de observação tal como os observadores internacionais da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), da União Africana (UA), da União Europeia, e bem como outras organizações para o escrutínio presidencial na Côte d´Ivoire.

Enquanto se espera pela proclamação dos resultados provisórios, o primeiro vice-presidente da Comissão Eleitoral Independente (CEI), Sourou Koné, anunciou esta segunda-feira uma taxa de participação estimada em 60 porcento.

Seis milhões 300 mil e 142 eleitores foram convocados para escolher entre sete candidatos, incluindo o Presidente cessante, Alassane Ouattara.

Os candidatos Amara Essy, Mamadou Koulibaly e Charles Konan Banny retiraram-se para se recusar a caucionar uma "paródia de eleição e um procosso injusto imposto aos Ivoirienses".

-0- PANA BAL/IS/MAR/TON 26out2015