Estados Unidos condenam tiros contra manifestantes no Sudão
Cartum, Sudão (PANA) - Os Estados Unidos condenaram quarta-feira o uso de balas reais contra manifestantes pacíficos em Cartum e pediram uma investigação sobre o incidente e o julgamento dos autores, soube a PANA de fonte oficial.
Num comunicado publicado na sua conta do Facebook, a embaixada dos Estados Unidos em Cartum disse estar "chocada e consternada" com a perda de vidas humanas ocorrida na noite de terça-feira última durante manifestações perto do Quartel-General das Forças Armadas.
"Condenamos o uso de balas reais em manifestantes pacíficos, e pedimos às autoridades sudanesas para levar a cabo uma investigação completa e julgarem seus responsáveis", disse o comunicado.
Os Estados Unidos estão solidários com as famílias dos Sudaneses que deram suas vidas há dois anos para exigir liberdade, paz e justiça, e apela às autoridades para levar a cabo os seus inquéritos e julgarem os autores.
O Exército sudanês instaurou um comité para investigar o tiroteio feito por soldados, terça-feira última, contra manifestantes que comemoravam a morte, há dois anos, de jovens que acampavam diante do Quartel-General do Exército sudanês em Cartum.
Pelo menos dois manifestantes civis foram mortos a tiros e dezenas de outros ficaram feridos quando soldados dispararam contra os manifestantes.
Milhares de jovens insatisfeitos com investigações em curso sobre o assassinato de pelo menos 150 jovens há dois anos, durante manifestações que culminaram com o derrube do então Presidente do Sudão, Omar El Bashir, foram baleados terça-feira última por soldados do Exército sudanês.
-0- PANA MO/MA/BAI/IS/MAR/DD 12maio2021