Estados Unidos condenam suspensão de Twitter na Nigéria
Washington, Estados Unidos (PANA) - Os Estados Unidos condenaram a suspensão de Twitter pelo Governo nigeriano e as ameaças de deter e processar em Tribunal os Nigerianos que o utilizam.
Um comunicado publicado pelo porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Ned Price, indica que os Estados Unidos estão igualmente preocupados com o facto de que a Comissão de Radiodifusão Nacional da Nigéria tenha ordenado a todas as cadeias de radiotelevisão para cessar de utilizar Twitter.
« Restringir indevidamente a capacidade dos Nigerianos de relatar, recolher e divulgar informações e pontos de vista não tem espaço numa democracia”, considera a nota.
Acrescenta que a liberdade de expressão e acesso à informação online e offline é fundamental, para sociedades democráticas, seguras e prósperas.
« Nós apoiamos a Nigéria nos seus esforços para chegar à paz, unidade e prosperidade. Enquanto parceiros, apelamos ao Governo nigeriano para respeitar o direito à liberdade de expressão dos seus cidadãos, anulando esta suspensão”, prossegue o comunicado.
A Nigéria suspendeu Twitter na semana passada após a supressão de uma mensagem do Presidente Muhammadu Buhari pela rede social.
O Governo declarou ter suspendido Twitter na Nigéria para cessar a sua utilização como “plataforma de desestabilização e facilitação da criminalidade ou encorajamento das atividades criminosas”.
-0- PANA MA/NFB/JSG/SOC/FK/IZ 11junho2021