Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos condenam grupo rebelde congolês e exigem restituição de Goma

Washington DC, Estados Unidos (PANA) - Os Estados Unidos condenaram a campanha militar do grupo rebelde congolês M23, que desembocou na tomada terça-feira da capital provincial de Goma, no leste da República Democrática do Congo (RDC).

"Condenamos a retomada da campanha militar do M23, que constitui uma ofensa à soberania e à integridade territorial da RD Congo e uma violação do direito internacional", indica o Departamento de Estado num comunicado obtido pela PANA em Washington DC esta quarta-feira.

"Apelamos a um cessar fogo e à restituição pelo M23 de Goma às autoridades congolesas, bem como convidamos o M23 a regressar às suas posiçoes do mês de julho", indica o comunicado.

Os Estados Unidos instaram a todos os Estados a "utilizar a sua influência sobre o M23 para pôr termo imediatamente às hostilidades", apelando aos Presidentes da RD Congo, do Rwanda e do Uganda a engajar um "diálogo direto e honesto para encontrar uma resolução política imediata às hostilidades".

"Consideramos essencial que qualquer resolução desta crise necessita que os dirigentes do M23 sejam tidos como responsáveis por abusos e por violações dos direitos humanos e do direito internacional cometidas pelo seu grupo", indica o comunicado do Departamento de Estado americano.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/MAR/TON 21nov2012