Estados Unidos condenam aumento de violência no Sudão
Washington, DC, Estados Unidos (PANA) - Os Estados Unidos condenaram veementemente o recente aumento acentuado da violência no Sudão, particularmente em Darfur (oeste), apelando ao fim imediato dos assassinatos, da violência sexual, de deslocações forçadas e das violações dos direitos humanos.
Numa declaração emitida por Ned Price, porta-voz do Departamento de Estado americano, os Estados Unidos pediram uma investigação imediata sobre as causas deste recente surto da violência nomeadamente em Darfur, exigindo que os responsáveis por abusos ou violações dos direitos humanos sejam punidos legalmente.
Os Estados Unidos lembraram aos signatários do Acordo de Paz de Juba (Sudão do Sul) do seu compromisso de garantirem a segurança nestas regiões e trabalharem para uma paz duradoura.
O comunicado disse que estes trágicos incidentes demonstram mais uma vez que é imperativo acelerar-se a implementação das disposições do Acordo de Paz de Juba e que "o Sudão precisa de uma reforma abrangente e inclusiva das medidas punitivas a fim de remediar a impunidade persistente e antiga."
Sublinham também a necessidade de se manter mecanismos sólidos de acompanhamento e estabelecimentode relatórios através do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, do Grupo de Peritos do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre o Sudão e da Missão Integrada de Assistência Transitória das Nações Unidas no Sudão (UNITAMS, sigla em inglês).
"Enquanto os atores civis e militares participam em consultas lideradas pelo Sudão e facilitadas pela comunidade internacional sobre o futuro do Sudão sob um regime civil, pedimos ao Movimento de Libertação do Povo do Sudão do Norte - Abadalaziz Alhilu - e ao Movimento de Libertação do Sudão - Abdel Wahid Al Nur - para se envolverem de maneira construtiva neste processo", declarou Ned Price.
Os Estados Unidos também instaram todas as partes envolvidas a levar a sério e abordar as causas dos conflitos nas periferias do país.
-0- PANA MA/BAI/IS/MAR/DD 24março2022