Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos condenam ataque mortal contra Missão da ONU no Mali

Washington DC, Estados Unidos (PANA) - Os Estados Unidos condenaram veementemente os ataques perpetrados terça-feira contra a Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas no Mali (MINUSMA), que causaram a morte de quatro soldados da paz tchadianos e o ferimento a 15 outros.

"Exprimimos as nossas condolências às famílias das vítimas e ao Governo do Tchad e desejamos rápidas melhoras aos feridos", declarou o Departamento de Estado americano num comunicado enviado quarta-feira à PANA em Washington DC.

"Pedimos ao Governo do Mali para fazer imediatamente investigações sobre este incidente e garantir que os responsáveis prestem contas", indica o comunicado.

Este ataque foi o mais recente numa série perpetrado contra o pessoal da Organização das Nações Unidas ( ONU) no norte do Mali durante estas últimas semanas, após o de 29 de agosto, que fez nove feridos entre os soldados da paz do Tchad. Um total de 15 capacetes azuis foram mortos este ano no Mali.

Os Estados Unidos indicaram que eles permanecem totalmente empenhados em apoiar os esforços da MINUSMA para ajudar o Mali a consolidar os ganhos da paz e segurança, fazer avançar o processo de reconciliação nacional e negociar um acordo de paz duradoura graças à segunda fase das negociações em Argel (Argélia) aberta esta semana.

-0- PANA SEG/NFB/DIM/TON 03setembro2014