Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos condenam ataque contra mesquita na Nigéria

Washington, Estados Unidos (PANA - Os Estados Unidos condenaram sábado, num comunicado, o ataque de sexta-feira contra crentes muçulmanos da mesquita de Kano, no norte da Nigéria, e os recentes ataques contra civis inocentes no nordeste do país.

"Apresentamos as nossas mais sentidas condolências às famílias e aos entes caros das pessoas mortas e feridas", declara o Departamento de Estado num comunicado publicado este sábado em Washington.

"Estes ataques, apesar de não serem reivindicados, têm a marca da seita Boko Haram e o desprezo deste grupo pela vida humana com a continuação dos seus esforços para desestabilizar a Nigéria", prossegue o comunicado.

Os Estados Unidos exprimiram o seu apoio ao povo da Nigéria na sua luta contra o extremismo violento e a ameaça do terrorismo e afirmaram o seu compromisso de trabalhar com todos os Nigerianos para combater estas atrocidades.

A Polícia anunciou que 35 pessoas morreram e 15 outras ficaram feridas nas explosões quando os crentes muçulmanos se mobilizavam para a oração de sexta-feira.

Testemunhas citados pela imprensa local indicaram que o balanço das vítimas pode atingir mais de uma centena.

-0- PANA SEG/MA/FJG/JSG/SOC/FK/TON 29nov2014