Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos concedem ajuda humanitária de $ 51 milhões à região do Sahel

Washington, Estados Unidos (PANA) – Os Estados Unidos anunciaram que vão conceder uma ajuda humanitária suplementar de 51 milhões de dólares à população da região do Sahel, que integra o Burkina Faso, o Tchad, o Mali, a Mauritânia e o Níger.

O anúncio da ajuda, que eleva a contribuição humanitária total dos Estados Unidos a favor desta região para cerca de 520 milhões de dólares desde o exercício de 2012, consta de um comunicado oficial transmitido terça-feira à PANA, em Washington.

''O nosso apoio vai permitir lutar contra a insegurança alimentar na região do Sahel e assistir os refugiados que precisam de proteção e os deslocados internos", indica o documento, lembrando que, em 2012, cerca de 18,7 milhões de pessoas no Sahel estavam expostas aos riscos de insegurança alimentar, incluindo um milhão de crianças ameaçadas de desnutrição aguda severa.

Desde o início do conflito no Mali em janeiro de 2012, prossegue o comunicado, cerca de 450 mil Malianos foram deslocados internamente ou para o estrangeiro enquanto refugiados.

O Sahel é uma das regiões mais pobres do mundo, e vive uma crise complexa marcada pela seca permanente, pelas cheias, pelas más colheitas e pela perturbação dos meios de subsistência.

-0- PANA SEG/AKA/TBM/CJB/IZ 26março2013