Estados Unidos concedem $ 20 milhões ao Sudão para aquisição de trigo
Cartum, Sudão (PANA) – O Governo dos Estados Unidos vai conceder 20 milhões de dólares americanos ao Programa Alimentar Mundial (PAM), para a aquisição de trigo a favor da população do Sudão, o que ajudará Cartum a atenuar o défice de cereais no país.
Segundo a Agência Norte-americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID), a ajuda será concedida sob reserva da aprovação do Congresso.
Um comunicado de imprensa da USAID publicado sábado, em Cartum, indica que este financiamento permitirá ao PAM adquirir cerca de 65 mil e 600 toneladas de trigo para o Sudão.
A nota acrescenta que o Governo de Transição do Sudão dirigido por um civil utilizará este trigo para reduzir as penúrias de farinha e pão, no bairro de Grande Cartum.
Os habitantes da capital sudanesa fazem atualmente enormes filas diante das padarias, para obter a sua ração de pão diária.
« Esta subvenção representa a contribuição dos Estados Unidos para um compromisso financeiro de 45 milhões de dólares americanos para fornecer ao Governo do Sudão o trigo necessário para enfrentar as penúrias atuais.
O Governo dos Emirados Árabes Unidos reforçou a contribuição norte-americana com 20 milhões de dólares americanos, e o de Israel disponibilizará cinco milhões de dólares americanos”, prossegue o comunicado.
De acordo com o comunicado de imprensa, o anúncio da USAID surge numa altura em que o Sudão entra numa nova era promissora para a sua população.
Ao se juntar aos acordos de Abraham e ao normalizar as suas relações diplomáticas com Israel, o Sudão reformou as suas leis e instituições estatais para representar e melhor responder às necessidades do povo sudanês, e iniciar negociações difíceis com os grupos armados a fim de assinar um acordo de paz, em outubro.
« Estes esforços demonstram a determinação do Governo de Transição do Sudão para pôr termo e combater o terrorismo e várias décadas de violência e corrupção, no Sudão”, sublinhou a USAID.
Acrescentou que « os Estados Unidos esperam uma nova era de cooperação com o Governo de Transição, a sociedade civil e o setor privado, no Sudão, para trazer a estabilidade e a prosperidade ao povo sudanês”.
-0- PANA MO/VAO/NFB/JSG/SOC/FK/IZ 08nov2020