Luanda, Angola (PANA) - Os Estados Unidos financiaram dois biliões de dólares ao GAVI (Aliança para Vacinação), para a compra e distribuição de vacinas contra a covid-19, em 92 países, incluindo Angola, anunciou a Agência Angolana de Notícias (ANGOP).
Num despacho em que cita representante da USAID em Luanda, Julie Nenom, a fonte refere que se prevê, igualmente, uma ajuda de mais dois biliões de dólares até 2022.
Julie Nenom disse que o seu país é o maior doador individual do sistema Covax e que o apoio contribui para o acesso equitativo às vacinas contra a covid-19 pelos países mais vulneráveis.
A nível de Angola, a USAID apoiou na formação de três mil profissionais de saúde em diagnóstico rápido, entre 300 técnicos laboratoriais, na preparação e distribuição da vacina contra acCovid-19, na segurança dos profissionais e das unidades de saúde.
No âmbito destes apoios, Julie Nenon lembrou que, em março passado, a embaixadora dos Estados Unidos em Angola, Nina Maria Fite, entregou um hospital de campanha no Soyo, com capacidade de internamento para 40 pacientes e tratamento da covid-19, bem como outras doenças infeciosas.
-0- PANA IZ 18abril2021