Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos chamados a mobilizar $ 1,27 bilião para ajuda humanitária no Sudão do Sul

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – Agências da Organização das Nações Unidas (ONU) e seus parceiros do Sudão do Sul lançaram de novo um apelo de fundos aos Estados Unidos para apoiarem mais de três milhões de pessoas ainda afetadas pelo conflito no país.

"A urgência agora consiste em salvar vidas e velar para que alimentos, cuidados, médicos, entre outros, estejam disponíveis e acessíveis às agências antes de as chuvas tornarem as estradas impraticáveis", indica um comunicado divulgado em Nova Iorque, quarta-feira.

Uma equipa do Programa Alimentar Mundial (PAM) está em Kordofan, cidade situada no oeste do Sudão do Sul, para avaliar as necessidades da população civil que foge atualmente dos combates.

Esta ajuda, que cobre um mês, poderá beneficiar a sete mil e 489 Sul-sudaneses presentes ao sul de Kordofan e nos Estado do Nilo Branco.

Segundo a porta-voz do PAM, Elisabeth Byrs, apenas 30 porcento dos 58 milhões de dólares americanos foram disponibilizados para as suas intervenções neste território.

-0- PANA AA/VAO/PBA/AAS/CJB/DD 06fev2014