Kinshasa, RD Congo (PANA) – Os Estados Unidos apoiam o Governo congolês na restauração da paz, na luta contra a corrupção, bem como na melhoria do clima de negócios, anunciou nesta terça-feira em Kinshasa o enviado especial dos Estados Unidos para a região dos Grandes Lagos, Peter Pham.
Pham fez este anúncio no termo dum encontro, nesta terça-feira, em Kinshasa, com o primeiro-ministro congolês, Sylvestre Ilunga Ilukamba.
Saudou os esforços das autoridades congolesas na pacificação do leste do país e na instalação da paz social na sua parte oeste.
Disse que a sua visita à RD Congo se inscreve no quadro da parceria privilegiada para a paz e prosperidade que os Estados Unidos lançaram no ano transato com o Governo congolês.
Os Estados Unidos, que respeitam esta parceria tão importante para as duas partes, dizem dever ouvir e discutir sobre as prioridades de todo o mundo, em particular as do Governo através do primeiro-ministro sobretudo no quadro da luta contra a corrupção que cosntitui um elemento capital no clima dos negócios a fim de atrair investidores com vista a construírem juntos este grande país.
Segundo Peter Pham, os Estados estão à disposição do Governo congolês para dar a sua assistência à formação do pessoal na luta contra a corrupção, elemento chave do crescimento económico.
-0- PANA KON/IS/MAR/DD 11fev2020