Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos apoiam mandado de captura contra Presidente sudanês

Nova Iorque- Estados Unidos (PANA) -- Os Estados Unidos exprimiram o seu apoio à decisão do Tribunal Penal Internacional (TPI) de emitir um mandado de captura contra o Presidente sudanês, Omar El Bashir, por crimes de guerra e crimes contra a humanidade cometidos em Darfur, no oeste do seu país.
Num comunicado publicado em Washington, o Departamento de Estado americano disse estar "fortemente comprometido a procurar a paz no Sudão" e considera que "os que cometeram atrocidades devem ser julgados pelos seus crimes".
"Exortamos à calma o Governo do Sudão, os grupos rebeldes armados e todas as partes envolvidas face a esta nova situação e a garantir a segurança das populações sudanesas vulneráveis, dos civis internacionais e dos soldados de manutenção da paz no terreno", indica o comunicado.
Os Estados Unidos prometem continuar a apoiar os esforços do povo sudanês com vista à promoção duma paz justa e duradoura.
"Continuamos engajados na aplicação completa do acordo de paz global que pôs termo ao conflito entre o Norte e o Sul Sudão.
Vamos continuar igualmente a apoiar os esforços do medianeiro da ONU e da União Africana (UA) para obter a cessação das hostilidades e a resolução política que porão termo à crise humanitária e trarão uma paz duradoura a Darfur", prossegue o comunicado.
O TPI acusa o Presidente Bashir de ter orquestrado os ataques que causaram a morte de cerca de 300 mil pessoas em Darfur e obrigaram mais de 2,7 milhões de outras a fugir das suas casas.