Estados Unidos apoiam luta contra extremismo violento na Côte d'Ivoire
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Os Estados Unidos concederam 19 milhões 500 mil dólares americanos para lutar contra o extremismo violento, na Côte d’Ivoire, indica um comunicado da Embaixada dos Estados Unidos, em Abidjan.
A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) desembolsou 19 milhões 500 mil dólares americanos, no período de cinco anos, a favor do Equal Access International (EAI) para reforçar a resiliência das comunidades contra o extremismo violento, no norte da Côte d’Ivoire.
O projeto Resilience for Peace (R4P), em colaboração com o Centro Nacional de Pesquisa de Opinião (NORC), INDIGO-Côte d’Ivoire e a Universidade de Bouaké, ajudará as comunidades fronteiriças ivoirienses de risco a melhor lutar contra o extremismo violento, sublinha o comunicado.
De acordo com a mesma fonte, o projeto R4P reunirá oportunidades de autonomização económica e cívica, concentrando-se nos jovens e nas mulheres, graças a melhorias da gestão dos recursos naturais, prestação dos serviços governamentais.
O R4P educará os cidadãos e lançará redes de diálogo para cultivar a confiança de toda a comunidade.
A Côte d’Ivoire registou o seu primeiro ataque terrorista, em março de 2016, nos arredores sul de Abidjan, em Grand-Bassam, fazendo 19 mortos.
Em junho de 2020, um ataque terrorista visou militares, matando 14 deles, em Kafolo, no norte do país, não longe do Burkina Faso, país exposto aos ataques terroristas, há mais de cinco anos.
-0- PANA TNDD/IS/FK/IZ 19março2021