Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos apoiam combate a Boko Haram

Yaoundé, Camarões (PANA) - O embaixador dos Estados Unidos nos Camarões, Michael Hoza, anunciou terça-feira em Yaoundé uma assistência do seu país de 40 milhões de dólares americanos durante três anos para apoiar os esforços de luta contra a seita islamita Boko Haram e garantir a segurança na região da Bacia do Lago Tchad.

O diplomata americano fez este anúncio por ocasião do lançamento do programa do Fundo Mundial de Emergência para Segurança para combater a Boko Haram nos países ameaçados pela seita islamita, nomeadamente os Camarões, o Níger, a Nigéria e o Tchad.

Hoza, falando às forças de segurança dos países abrangidos, disse "tratar-se dum testemunho firme, concreto e claro do engajamento dos Estados Unidos da América para apoiar os vossos esforços, as vossas ideias e a liderança para garantir a segurança na região da Bacia do Lago Tchad".

Ele revelou que o programa de ajuda de 40 milhões de dólares americanos será diretamente utilizado para apoiar os esforços com vista a combater a ameaça na região da Bacia do Lago Tchad.

O diplomata americano denunciou "a tragédia provocada por este grupo de bandidos que cometeu vários ataques contra homens, mulheres e crianças nas suas casas, escolas, locais de culto e empresas".

O programa do Fundo Mundial de Emergência para Segurança inclui uma série de atividades de formação e equipamentos das forças de segurança civis destes países, o desenvolvimento da cooperação entre os diferentes Mministérios, a segurança das fronteiras nacionais e as estratégias de luta transfronteiriça contra o terrorismo levado a cabo pela Boko Haram.

Ele ajudará igualmente os quatro países (Camarões, Níger, Nigéria e Tchad) a desenvolver e a melhorar as patrulhas fronteiriças rurais e as capacidades de reconhecimento tático para as forças fronteiriças abrangidas a nível nacional e de luta contra o terrorismo, bem como promover a segurança dos cidadãos nesta região, cujo desenvolvimento, a prosperidade e a segurança são a maior prioridade para todas as nações.

-0- PANA EB/JSG/MAR/TON 6mai2015