Bamako, Mali (PANA) – A subsecretária de Estado para os Assuntos Políticos dos Estados Unidos, Victoriat Nuland, apelou, quarta-feira em Bamako, às autoridades da transição para respeitarem o cronograma eleitoral.
"Nós trocamos impressões sobre a forma de melhorar a segurança e tentar estabelecer uma boa coordenação entre as Forças Armadas Malianas e a Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUSMA, sigla em francês), indicou Nulandla, no termo de um encontro como o primeiro-ministro interino do Mali, o coronel Abdoulaye Maiga.
Saudou os esforços das autoridades da transição, insistindo todavia na adoção da lei eleitoral e na inclusividade em torno do processo eleitoral.
Quanto à situação de segurança no Mali, que, a seu ver, prejudicou muito o povo maliano, ela sublinhou que o Mali e os Estados Unidos são parceiros, há várias décadas, nesta matéria.
Exortou as autoridades malianas a fazerem com que o país não se torne numa "vítima das forças externas.”
A reunião realizou-se na presença dos ministros malianos da Defesa e Antigos Combatentes, o coronel Sadio Camara, e da Reconciliação, Paz e Coesão Nacional para o Acordo de Paz e Reconciliação Nacional, o major-coronel Ismael Wagué.
-0- PANA GT/IS/FK/DD 19out2022