Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos anunciam restrições de vistos contra Gana

Accra, Gana (PANA) – Os Estados Unidos prometeram impor, a partir de segunda-feira, 4, restrições em matéria de emissão de vistos contra o Gana, por este país da África Ocidental se recusar a aceitar o regresso dos seus cidadãos repatriados de Washington.

Segundo um comunicado da Embaixada norte-americana em Accra, a partir de fevereiro, a missão diplomática vai suspender todos os vistos de não-imigrantes destinados aos empregados domésticos (A) e dos diplomatas ganenses transferidos para o seu país.

Além disso, os agentes consulares vão limitar o período de validade e o número de entradas dos novos vistos de turistas e de negócios (B1, B2, e B1/B2) e para todos os quadros ganenses e funcionários do poder legislativo, as suas esposas e os seus filhos menores de 21 anos a um mês, vistos para uma entrada única.

“Em virtude do Artigo 243(d) da Lei Norte-americana da Nacionalidade e Imigração, quando um país está determinado a recusar ou atrasar indevidamente a aceitação do regresso dos seus cidadãos, o Governo norte-americano institui restrições em matéria de vistos até que a situação seja resolvida", lembra o comunicado, que acrescenta que Washington lançou o diálogo com o Governo do Gana sobre esta questão, desde julho de 2016.

A nota acrescenta que os pedidos de vistos A3 e G5 serão examinados, mas nenhum visto dessas categorias será emitido enquanto as restrições continuarem em vigor.

“A ausência de atribuição não significa a recusa do visto. O pedido continua a ser pendente até que as restrições em matéria de vistos sejam levantadas, Depois disso, o pedido de visto continuará a ser examinado antes da emissão”, prossegue o comunicado que acrescenta que os vistos emitidos antes da data efetiva de imposição das restrições não serão abrangidos.

Um outro comunicado publicado antes pelo Departamento da Segurança Interna dos Estados Unidos prevenia que, sem uma resposta apropriada do Gana, as sanções poderão ser aplicadas a uma mais larga camada da população.

-0- PANA KK/AR/NFB/BEH/FK/IZ 01fev2019