Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos anunciam ajuda suplementar de $ 120 milhões à região do Sahel

Lagos, Nigéria (PANA) - Os Estados Unidos anunciaram uma ajuda de emergência suplementar de 120 milhões de dólares americanos à região do Sahel onde 10 milhões de pessoas necessitam duma assistência humanitária urgente.

Esta doação eleva para 200 milhões de dólares americanos o montante total da ajuda concedida pelo Governo americano a esta região para este exercício.

Segundo um comunicado assinado pela secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, os Estados Unidos fornecem atualmente uma ajuda alimentar dirigida contra a desnutrição aguda e que reforça a resiliência das pessoas afetadas.

Estão igualmente concentrados em abordagens a longo prazo para instaurar uma segurança alimentar duradoura.

"Distribuimos para as crianças desnutridas alimentos terapêuticos de alto valor nutritivo. Além de distribuir bens de primeira necessidade, ajudamos as famílias e as comunidades vulneráveis a comprar produtos alimentares e serviços disponíveis localmente, instaurando projetos e infraestruturas à pequena escala que podem ajudar a reforçar a resiliência necessária contra a secas futuras", indica o comunicado.

A região do Sahel, que compreende o Burkina Faso, o Tchad, o Mali, a Mauritânia e o Níger, vive dificuldades várias, desde uma pluviometria irregular às más colheitas, passando pelo preço elevado dos géneros alimentícios e pelos conflitos.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/MAR/IZ 31março2012