Estados Unidos alertam seus cidadãos para onda de criminalidade em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) - A Embaixada dos Estados Unidos, em Cabo Verde emitiu, quinta-feira, um alerta de segurança aos seus cidadãos face à onda de criminalidade que vem acontecendo, nos últimos meses, na cidade da Praia, capital cabo-verdiana.
Neste segundo alerta sobre este tema neste ano, divulgado na sua conta Facebook, a representação diplomática americana comunica aos seus cidadãos que houve “vários” assaltos à mão armada e homicídios, nos últimos 60 dias, na cidade da Praia.
Neste sentido, aconselhou os seus cidadãos e tomarem algumas ações, nomeadamente manterem a vigilância e estarem atentos ao seu redor, monitorarem a imprensa local para estarem atualizados, manterem uma atitude discreta, ficarem alertas em locais frequentados por turistas, reverem os planos de segurança pessoal e reportarem crimes à Polícia local.
No comunicado, a Missão Diplomática dos Estados Unidos, na Praia, disponibiliza ainda alguns contactos para assistência aos seus cidadãos residentes na capital cabo-verdiana.
O alerta da representação diplomática norte-americana surge numa altura em que vários crimes com arma de fogo têm acontecido na cidade da Praia, nos últimos meses, dos quais o mais recente e mais mediático foi o assassinato, na terça-feira, de um agente policial chamado para uma diligência, no bairro de Tira Chapéu, considerado um dos mais problemáticos da cidade.
O agente policial foi a enterrar na quarta-feira e nenhum suspeito do crime foi detido até ao momento.
Ainda na noite de quarta-feira, 30, o jovem Anildo Semedo foi assassinado à facada, no bairro de Safende, supostamente na sequência de uma briga com um outro indivíduo que lhe golpeou com uma faca no pescoço.
A vítima foi socorrida no Hospital Agostinho Neto ainda com vida mas acabou por falecer.
Na mesma noite de quarta-feira, um turista de nacionalidade francesa foi assaltado no percurso de Quebra Canela para Achada Santo António, quando subia a escadinha que dá acesso à Cruz de Papa.
Os meliantes levaram dinheiro e um telemóvel, tendo a vítima ficado com ferimentos numa das mãos.
Na semana passada, a Polícia Nacional deteve sete indivíduos suspeitos de assaltos à mão armada a vários estabelecimentos comerciais e pessoas na cidade da Praia e em Assomada, na ilha de Santiago.
No último sábado, uma jovem de 37 anos foi encontrada morta nas proximidades de um condomínio onde trabalhava como empregada doméstica, no bairro do Palmarejo, num caso de homicídio que está a ser investigado pela Polícia.
Há três meses, o presidente da Câmara Municipal da Praia, Óscar Santos, foi atingido a tiro no braço direito à entrada de um ginásio que frequenta. O autarca recuperou da lesão, mas até agora nenhum suspeito foi detido e as motivações do atentado são ainda desconhecidas.
Na altura, a Embaixada norte-americana também emitiu um alerta de segurança, com conselhos aos seus cidadãos.
-0- PANA CS/IZ 01nov2019