Estados Unidos ajudam vítimas de inundações no Sudão
Cartum, Sudão (PANA) - A Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID) enviou, no início desta semana, por via aérea, socorros de emergência para cerca de mil e 500 famílias afetadas por inundações no Sudão, soube a PANA de fonte oficial em Cartum.
De acordo com um comunicado de imprensa da Embaixada dos Estados Unidos, publicado quarta-feira em Cartum, estas ajudas chegaram a 19 e 20 de setembro corrente, transportados através de voos comerciais fretados, a partir dos armazéns de abastecimento na Itália e nos Emirados Árabes Unidos.
Estes bens avaliados em 155 toneladas métricas, consistem em mil e 500 rolos de tendas plásticas, que poderão servir de abrigos de emergência para 75 mil pessoas, 30 mil mantas e 30 mil recipientes de água.
"Os Estados Unidos estão a colaborar com a Organização Internacional da Migração (OIM) e outros parceiros para distribuirem equipamentos essenciais às comunidades afetadas pelas inundações . Estes socorros de emergência acrescentam-se a outros já oferecidos pelos Estados Unidos, incluindo alimentos, kits de higiene, entre outros, por intermédio das Nações Unidas e de outras Organizações Não Governamentais parceiras”, sublinha o comunicado.
Mais de 730 mil pessoas foram afetadas pelas inundações, mas o número continua a aumentar, segundo o mesmo documento.
O comunicado acrescenta que "o Governo dos Estados Unidos está pronto para reagir a tempo às crises e apoia o povo do Sudão durante esta catástrofe."
-0- PANA MO/RA/BAI/BEH/FK/DD 23set2020