Estados Unidos ajudam Líbia na retirada de mercenários
Trípoli, Líbia (PANA) - O primeiro-ministro líbio, Abdelhamid al-Dbaiba, congratulou-se com a participação construtiva dos Estados Unidos na segunda conferência de Berlim, garantindo a sua cooperação para a retidada imediata dos mercenários estrangeiros dá Líbia.
Segundo o primeiro-ministro, essa cooperação permitirá à Líbia iniciar uma nova fase “para se tornar num êxito democrático estável e seguro”.
Durante um encontro quinta-feira com o secretário de Estado norte-americano, Anthony Blinken, à margem da segunda conferência de Berlim, o primeiro-ministro líbio sublinhou “a importância urgente de expulsar da Líbia todos os mercenários e grupos armados estrangeiros ilegais para garantir a segurança, no quadro de um plano global”, indica um comunicado oficial líbio.
Al-Dbaiba explicou que « os esforços do seu Governo são de grande envergadura para preparar a Líbia para as eleições nacionais de dezembro próximo, unificar as instituições, prestar serviços básicos, apoiar a governação descentralizada, chegar a uma repartição equitativa dos recursos e realizar a primeiras etapas para aplicar a reconciliação a longo prazo.
A Conferência de Berlim, encerrada quarta-feira à noite na capital alemã, na presença de altos responsáveis de Governos dos países envolvidos no dossiê da Líbia, sublinhou a necessidade da organização das eleições na data de 24 de dezembro de 2021, em conformidade com o roteiro do Fórum do Diálogo Político líbio e da retirada dos mercenários, combatentes e forças estrangeiras do país.
-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 24junho2021