Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos ajudam Etiópia a combater SIDA

Addis Abeba- Etiópia (PANA) -- A Etiópia e os Estados Unidos assinaram quarta-feira um acordo de cooperação de cinco anos em virtude do qual o país africano beneficiará de ajuda para o combate ao VIH/SIDA.
O acordo deverá permitir à Etiópia receber 300 milhões de dólares americanos anualmente do Plano de Emergência do Presidente americano para a luta contra a SIDA (PEPFAR).
O embaixador dos Estados Unidos na Etiópia, Donald Booth, afirmou que para o ano 2011 o seu país já aprovou 300 milhões de dólares americanos destinados à resposta da Etiópia face ao VIH.
"Pensamos que o montante concedido pelo PEPFAR deverá manter-se estável, mas o Senado americano deve aprová-lo anualmente", declarou.
A Etiópia é um dos maiores beneficiários dos fundos do PEPFAR, tendo recebido mais de um bilião e 300 milhões de dólares americanos nos últimos seis anos dos 26 biliões e 200 milhões de dólares americanos que o Plano de Emergência atribuiu ao mundo desde o seu lançamento em 2003.
Segundo estatísticas oficiais, a Etiópia conta cerca de um milhão e 200 mil seropositivos, enquanto a sua taxa de prevalência nos adultos é de 2,3 porcento.