Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos ajudam Camarões a frenar desvios de fundos

Douala- Camarões (PANA) -- Os Estados Unidos prometeram aos Camarões o envio dum perito do Departamento da Justiça para assistir os seus colegas camaroneses no processo de saneamento das finanças públicas, soube a PANA sexta-feira em Douala de fonte diplomática.
O anúncio foi feito pela embaixadora dos Estados Unidos nos Camarões, Janet Elizabeth Garvey, após uma audiência quinta-feira com o chefe de Estado camaronês, Paul Biya.
"Um perito do Departamento da Justiça dos Estados Unidos chegará aos Camarões nos próximos dias para assistir os seus colegas camaroneses, durante vários meses, no processo de saneaemento dos costumes na gestão dos bens públicos", disse a diplomata americana.
Citada num comunicado publicado pela Presidência da República dos Camarões, Elizabeth Garvey anunciou que os Estados Unidos apoiam este país africano na luta contra a corrupção e os desvios de fundos públicos.
Desde o fim dos anos 90, os Camarões são regularmente citados pelas organizações internacionais entre os países mais corrompidos do mundo.
Em 2006, a imprensa camaronesa comentou vivamente uma lista de 64 personalidades do país reputadas milionárias e cujas fortunas estariam depositadam em bancos no estrangeiro.
A Embaixada dos Estados Unidos em Yaoundé foi acusada como sendo a fonte desta lista de milionários camaroneses.
O Governo camaronês comprometeu-se a sanear as suas finanças públicas.
Ele iniciou uma célebre operação "Esquilo" que permitiu o envio à prisão de cerca de 50 pessoas, das quais numerosos ministros, directores-gerais, presidentes de conselhos de administração e advogados.
Apesar destas numerosas detenções, os Camaroneses na sua imensa maioria exigem o repatriamento dos fundos desviados ou delapidados.