Estados Unidos agradecem apoio ao repatriamento de cidadãos americanos de Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) - O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, agradeceu terça-feira as autoridades cabo-verdianas pelo apoio prestado durante o repatriamento, em março passado, de cerca de 400 compatriotas seus.
Os repatriados ficaram retidos, em Cabo Verde, depois da suspensão das ligações aéreas entre os dois países, devido à pandemia da covid-19.
“Muito obrigado a Cabo Verde, um amigo dos Estados Unidos, pelo grande apoio durante o repatriamento dos nossos cidadãos”, escreveu Mike Pompeo na sua conta na rede social Twiter.
Também a Embaixada dos Estados Unidos, em Cabo Verde, e vários cidadãos norte-americanos, que conseguiram regressar ao seu país, agradeceram o empenhamento do Governo de Cabo Verde.
Os agradecimentos são extensivos às restantes entidades envolvidas na organização do voo que permitiu o regresso ao país, numa altura em que o aeroportos cabo-verdianos já se encontravam encerrados na sequencia da declaração do Estado de Emergência.
Em finais de março, a companhia Cabo Verde Airlines (CVA), já com o país encerrado a voos comerciais para o exterior, realizou dois voos de repatriamento entre a Praia e Boston, com 365 passageiros norte-americanos e regressando com um total de 62 cidadãos cabo-verdianos.
A Embaixada americana alertou os seus cidadãos que mais voos de repatriamento só serão realizados após 02 de maio, altura em que termina o segundo período do Estado de Emergência nas ilhas de Santiago, Boa Vista e São Vicente, as únicas com casos positivos de covid-19. em Cabo Verde.
“O Governo cabo-verdiano informou a Embaixada dos Estados Unidos, na Praia, que os voos de repatriamento de carga não serão autorizados a retomar até 02 de maio de 2020, o último dia do atual Estado de Emergência”, devido aos recentes desenvolvimentos com a covid-19, em Cabo Verde, alertou a representação diplomática.
-0- PANA CS/IZ 29abril 2020