Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos advertem cidadãos de "potencial violência" após morte de Ben Laden

Nova Iorque, Estados Unidos (PANA) – O Departamento de Estado americano advertiu os seus cidadãos que viajam e residem no estrangeiro de um “potencial de violência antiamericana reforçado após o falecimento de Bin Laden, líder da rede terrorista Al Qaeda morto no Paquistão numa operação militar comando.

«Face à incerteza e à volatilidade da situação atual, os cidadãos americanos que estão em lugares onde os eventos recentes poderão provocar uma violência antiamericana são fortemente convidados a limitar as suas deslocações fora das suas casas e dos seus hóteis e a evitar as concentrações e as manifestações de massa », escreve o Departamento de Estado num comunicado divulgado no seu site web.

« Os cidadãos americanos devem manter-se informados da cobertura pela impensa dos eventos locais e ficar atentos ao seu ambiente a qualquer momento », adverte o comunicado.

Este alerta foi divulgado algumas horas após a morte do fundador da Al Qaeda, Osama Bin Laden, numa operação levada a cabo domingo à noite por comandos americanos em Abbottabad, no Paquistão.

O comunicado precisa que as instalações do Governo americano no mundo « permanecem em estado de alerta máximo », acrescentando que « estas instalações poderão ser temporariamente ou periodicamente encerradas ao público para avaliar a sua situação de segurança”.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/MAR/IZ 02maio2011