Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos adoptam sanções contra Níger

Washington DC- Estados Unidos (PANA) -- Os Estados Unidos impuseram interdições de viagem a alguns membros do Governo nigerino e suspenderam a sua assistência não humanitária a este país devido à insistência do Presidente nigerino, Mamadou Tandja, de querer prolongar o seu mandato.
O Departamento de Estado norte-americano indica num comunicado de imprensa transmitido quarta-feira à PANA que a interdição de viagem afectava igualmente "os outros indíviduos que defendem as políticas ou as acções que se opõem ao restabelecimento da ordem constitucional no Níger".
A nota acrescenta que os Estados Unidos "continuarão a dar o seu apoio e a sua amizade ao povo do Níger e velarão pela retomada e todas as formas de assistência na sequência do restabelecimento da ordem constitucional no Níger".
O Presidente Tandja modificou a Constituição do seu país a fim de poder exercer um terceiro mandato, apesar dos protestos no seu país, da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental(CEDEAO) e da União Africana (UA).
A CEDEAO suspendeu o Níger das suas instâncias enquanto se aguarda pelo regresso à ordem constitucional no país, envolvendo os principais actores num diálogo para resolver a crise política.