Agência Panafricana de Notícias

Estados Unidos aconselham cidadãos norte-americanos a deixar Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - O Departamento de Estado norte-americano reafirmou a sua advertência aos seus cidadãos para evitar deslocar-se à Líbia e apelou aos que já estão neste país da África do Norte para sair rapidamente.

No seu site, o Departamento de Estado apelou, terça-feira, aos cidadãos norte-americanos para tomar rapidamente as medidas necessárias para deixar a Líbia e evitar os locais de manifestações e de reunião por medo que eles se transformem em violência, bem como evitar os deslocamentos inúteis no país.

O Departamento de Estado imputou as razões desta advertência à situação de segurança instável e imprevisível na Líbia, à incapacidade do Governo de formar órgãos de segurança ou de fornecer serviços de segurança desde a revolução de 2011, além da proliferação de armas e da possibilidade de as utilizar contra aviões civis.

O apelo de alguns grupos armados para atacar cidadãos e interesses norte-americanos figura entre as razões evocadas pelo Departamento de Estado para exigir aos seus cidadãos extrema prudência e a sair imediatamente da Líbia.

O comunicado sublinhou que o Governo norte-americano impediu os voos civis no espaço aéreo líbio.

O Departmento de Estado norte-americano exprimiu a sua preocupação face à escalada da violência contra os interesses comerciais civis e aconselhou aos navios à prudência ao se aproximar das águas territoriais ou dos portos petrolíferos líbios.

-0- PANA BY/IS/FK/TON 21jan2015