Estados Africanos instados a reforçar capacidades em ciências fundamentais e engenharia
Victoria Falls, Zimbabwe (PANA) – Os países africanos foram exortados a reforçar as suas capacidades nos domínios das ciências fundamentais e da engenharia, durante o segundo fórum sobre a ciência, tecnologia e inovação em África de 2020, realizado em Victoria Falls, no Zimbabwe.
"Os Estados-membros deverão reforçar as capacidades nos domínios das ciências fundamentais e da engenharia, inspirando-se no património nacional, nas suas prioridades e nas suas vantagens comparativas geográficas.
"O objetivo é que África possa aproveitar totalmente as possibilidades oferecidas pelas tecnologias emergentes”, indica a reunião convocada à margem do sexto fórum regional africano para o desenvolvimento sustentável (FRADD-VI), realizada na semana passada, em Victoria Falls.
Os países são instados a traduzir em atos as suas palavras e a aumentar sensivelmente os investimentos na pesquisa-desenvolvimento, nas universidades e nos centros de pesquisa, harmonizando as competências essenciais a nível nacional a fim de se preparar eficazmente para um futuro orientado para a ciência, a tecnologia e a inovação.
Também foram recomendada a instalação dos polos de inovação, das incubadoras e dos centros de equipamento comuns que servem a indústria, as universidades e a sociedade no seu conjunto, a elaboração de uma estratégia que executa simultaneamente as segunda, terceira e quarta revoluções industriais para chegar a um desenvolvimento sustentável, em África até 2063.
Foi igualmente recomendado o reforço das colaborações e parcerias regional e continental para apoiar as redes e as iniciativas de reforço das capacidades e a adoção e promoção das tecnologias das energias renováveis.
Com estas medidas, pretende-se atenuar o impacto das mudanças climáticas para a sustentabilidade das economias isentas do carbono, priorizar a produção de bens e serviços nos programas de ensino superior.
-0- PANA IT/TBM/FK/IZ 02mar2020