Estado suspende exploração artesanal de minerais no leste da RD Congo
Kinshasa, RD Congo (PANA) - O Governo congolês suspendeu, quarta-feira, a exploração artesanal de minerais na zona de Kamituga, em Kivu-Sul (leste), anunciou a vice-primeira-ministra, ministra do Planeamento, Elysée Munembwe.
Também foi cancelada a abertura dum inquérito sobre um acidente que ceifou vidas humanas neste sítio de exploração mineira, segundo Munembwe.
A decisão seguiu-se a morte, sexta-feira última, de pelo menos 50 pessoas no desabamento dum poço de ouro, em Kamituga, na província de Kivu-Sul (leste).
Os factos ocorreram em três diferentes túneis de exploração de ouro em Kamituga, refere-se.
Estas mortes foram causadas por chuvas diluvianas que se abateram sobre a maior parte da localidade Mwenga, provocando assim o desmoronamento de terras nas zonas de exploração artesanal de minerais.
Até ao momento, o balanço real ainda não foi conhecido.
Reagindo a esta decisão, num relatório final de uma reunião do Comité de Conjuntura Económica, organizada em Kinshasa, a representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas, Leila Zerrougui, apelou às autoridades competentes para imporem medidas de segurança preventivas a fim de protegerem aqueles que trabalham nas minas.
A responsável da MONUSCO deplorou o acidente ocorrido em Kamituga, em Kivu-Sul, afirmando que este tipo de acidentes acontece frequentemente em zonas similares.
Apelou às autoridades competentes para impor medidas de segurança preventivas a fim de protegerem aqueles que trabalham nas minas.
-0- PANA KON/TBM/FK/DD 17set2020