Estado nigerino abranda recolher obrigatório na capital
Niamey, Níger (PANA) - O Governo nigerino decidiu quinta-feira flexibilizar o recolher obrigatório instaurado na capital, Niamey, há duas de semanas, reduzindo o horário para 21:00 às 05:00 horas locais.
Durante este período, a circulação de pessoas "está estritamente proibida”, exceto a entrada de mercadorias, as evacuações sanitárias, as missões das forças de defesa e segurança e autoridades administrativas, as viagens do pessoal sanitário, as farmácias de serviço, ou ainda alguns serviços essenciais (água, eletricidade, telecomunicações e comunicação)
O recolher obrigatório foi instaurado apenas em Niamey no sábado, 28 de março último, das 19:00 às 06:00 horas locais, pelo Presidente da República, que também anunciou o isolamento sanitário da capital, a partir de domingo 29 do mesmo mês, para uma duração de duas semanas renováveis.
O Níger registou o seu primeiro caso de coronavírus (covid-19), a 19 de março de 2020. Até agora, o país regista 657 casos positivos dos quais 510 em tratamento, 127 recuperações e 20 mortes.
O Governo decidiu, além das medidas existentes, reforçar as medidas de controlo do isolamento da cidade de Niamey.
Desde 11 de abril de 2020, o número de casos diminui progressivamente e o Governo, preocupado com a preservação da sáude de toda a população, lembra que, em caso de febre, tosse, gripe, dificuldades respiratórias para qualquer pessoa, há "cinco medidas muito importantes que devem ser tomadas".
Trata-se, nomeadamente, de evitar qualquer contacto com os próximos, usar uma máscara ou babete, evitar tocar a boca, os olhos e o nariz; ficar em casa e ligar gratuitamente para o 15 e evitar viajar.
-0- PANA SA/BEH/FK/IZ 23abril2020