Agência Panafricana de Notícias

Estado nigeriano de Jigawa quer ajuda para assistir deslocados

Lagos- Nigéria (PANA) -- Autoridades do Estado nigeriano de Jigawa (Norte) pedem ajuda do Governo Federal para aliviar um milhão e 200 mil pessoas vítimas das inundações nesta região, de acordo com o governador do mesmo Estado, Sule Lamido.
Estas inundações causaram o deslocamento destas pessoas e danos materiais estimados em quatro biliões 500 milhões de nairas (mais de 29 milhões de dólares americanos), se queixou o governador durante uma entrevista à PANA.
Ele indicou que esta tragédia é demais para que o Estado possa enfrentá-la sozinho, pois, disse, "não o prevíamos".
"O relatório sobre a amplitude dos estragos causados pelas inundações foi estabelecido e entregue ao escritório do Vice- Presidente que o estuda.
Tencionamos também pedir uma audiência ao Presidente da República quando regressar dos Estados Unidos", prosseguiu.
As cheias foram provocadas pela abertura das torneiras de duas represas no Estado de Kano vizinho, que águas transbordaram devido a chuvas persistentes submergindo o Estado de Jigawa, lamentou.
Por sua vez, o comissário para a Saúde no Estado de Jigawa, Ibrahim Nashabaru, indicou que, até agora, nenhuma perda de vida humana foi declarada.
As pessoas deslocadas foram transferidas para campos de acoolhimento, onde beneficiam da assistência da Agência Nacional de Gestão das Situações de Emergência (NEMA) e do Estado de Jigawa, informou.
O bilionário e empresário nigeriano, Aliko Dangote, doou igualmente 50 milhões de nairas (mais de 326 mil dólares americanos) e produtos alimentares às vítimas indica-se.