Agência Panafricana de Notícias

Estado do Qatar propõe criação de fundo de $ 20 milhões para repatriamento de subsarianos na Líbia

Doha, Qatar (PANA) – O Qatar propõe a criação dum fundo de 20 milhões de dólares americanos financiado por si mas colocado sob a tutela da União Africana (UA), com o objetivo de cobrir despesas ligadas ao repatriamento dos cidadãos dos países subsarianos, residentes clandestinamente na Líbia.

Segundo uma fonte oficial qatariota, o mesmo fundo vai garantir, ao mesmo tempo, a inserção dos mesmos emigrantes nas suas respetivas sociedades.

Esta iniciativa foi anunciada em Doha pelo Emir do Qatar, Cheikh Tamim ben Hamad Al Thani, durante uma reunião com o presidente da Comissão da UA, Moussa Faki Mahamat, e o Emir do Qatar, precisou a mesma fonte.

A mesma inscreve-se no quadro dum « apoio ao trabalho humanitário e ao desenvolvimento, nos países da UA, a fim de atenuar as condições de vida difíceis em que se encontram os emigrantes».

O presidente da Comisão da UA, que acaba de efetuar uma visita ao Qatar, saudou esta iniciativa e o « apoio do Qatar a favor de projetos de desenvolvimento em África ».

Segundo estatísticas da Organização Internacional das Migrações (OIM), relativas ao dezembro último, quase 700 mil emigrantes clandestinos estiveram na Líbia, dos quais 20 mil repatriados pela OIM durante o ano de 2018 no quadro do programa de regresso voluntário.

-0- PANA YY/IN/BEH/SOC/FK/DD 15jan2019